sábado, 24 de maio de 2014

A literatura na construção da Leitura de Mundo


A literatura na construção da Leitura de Mundo 

        
            Hoje, só para variar, que tal um pouco de questionamento em prol do conhecimento? Chamamos de leitura de mundo o conjunto de percepções que temos ou construímos com base na realidade em que vivemos. A minha ideia é: questione sua realidade! A empatia é uma grande aliada nesta busca. Na medida em que "pegamos os olhos do outro" conseguimos respeitar sua opinião ou apresentar argumentos sensatos acompanhados de um bom diálogo!

         Escrevi essa postagem tomando como base o texto escrito na revista Conhecimento Prático/ Literatura. O título: Leitura de Mundo, Empatia e a Questão do Erro. Por Júlio Furtado.
Adorei o efeito reflexivo que as palavras do autor me causou. Compreendo e concordo quando ele aborda sobre os benefícios que a leitura de livros literários acrescentam na ampliação do conhecimento dos diversos fatos sociais. Furtado acrescenta: "Nesse tocante, a literatura se apresenta como um caminho bastante frutífero no processo de amadurecimento humano. Ao ler uma história, uma opinião ou relato, fazemos contatos com opiniões, ideias e valores muitas vezes diametralmente opostos aos nossos de uma forma suave e não relativa".(p. 21). Quando penso sobre os variados livros que já passaram por minhas mãos e olhar atento, percebo que minha forma de pensar e agir é guiada pelo resultado dessa aprendizagem literária. Sob um olhar avaliativo, desconheço com orgulho a versão antiga do meu eu. A literatura despertou minha empatia de forma natural. Hoje, um fato visto como algo marginalizado ou através de conceitos indevidamente preparados, passa pela análise metódica de minha mente buscando compreender e respeitar as diversas versões, a influência cultural e religiosa, bem como a importância de cada uma, além dos fatores históricos, filosóficos e sociais.
           A medida que amadurecemos nossa leitura nos acompanha nesse processo, aos poucos nos desligamos de algumas crenças e confrontamos o antigo com o novo. Entendo que essa perspectiva é pertinente para a construção de novas informações,  não que estejamos traindo nossos princípios, pelo contrario, estamos enriquecendo e ampliando nosso conteúdo. 
          "Quanto mais acrescentamos novos significados à nossa forma de ver o mundo, mais "inclusiva" se torna a nossa percepção e mais empáticos nos tornamos". (p.19)
Seria essa a característica que falta em nossos professores? Em nós? Furtado diz que cabe ao professor facilitar esse processo onde um se coloca no lugar do outro, o docente deve se colocar no lugar do discente ajudando de maneira efetiva na elaboração da aprendizagem e compreensão do erro.
 A sala de aula é um dos principais ambientes onde mais se constrói o conhecimento para que o aluno possa usá-lo em seu cotidiano como cidadão e profissional. Não existe nada pronto e acabado, ninguém nasce sabendo. A vida é uma escola diária onde o aluno de hoje, será o professor de amanhã. 
          Logicamente que a Literatura não é a única beneficiadora dessa construção, existem diversas manifestações, inclusive também artísticas, que atuam diretamente  na leitura de mundo. Veja os exemplos abaixo:

























Referências
Conhecimento Prático/ Literatura Número 54, p. 18-21
Revista BBC História Mundo Grego 9° edição
Gênios da Arte: Dalí
Enciclopédia: Literatura Universal

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