quarta-feira, 2 de abril de 2014

Múltiplo Leminski

             

         Múltiplo Leminski


                    Finalmente o Bem Instruída foi a exposição Múltiplo Leminski! Sem dúvida nenhuma foi/é uma grande oportunidade para conhecer a vida e obra deste artista que realmente não tinha nada de simples! A exposição é composta pela narrativa visual, áudio, obras e processo criativo do autor, além de toda trajetória de sua carreira. Ela ocorreu na Torre Malakoff localizada na Praça do Arsenal  na cidade do Recife, Pernambuco, onde permaneceu por três dias.   



 O inesquecível Leminski possui um histórico de nos deixar impressionados...  Romancista, tradutor, músico e poeta,  continua marcando as gerações por sua criatividade e originalidade, abandonando os meios tradicionais de escrita e aderindo ao estilo de livre expressão, uma característica do movimento contracultura.
     








Paulo Leminski foi um dos poetas mais expressivos que marcou sua geração. Influenciado pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos, Leminski conseguiu nos deixar uma preciosa herança literária, e mesmo após tanto tempo de sua morte ele é capaz de produzir grande influência sobre os "novos poetas" ou mesmo em seus leitores.



                                                     

          Para os apreciadores da Literatura Brasileira, visitar a exposição é ter um momento para refletir sobre a forma inspiradora e complexa que ele usa suas obras para falar e defender nossa identidade cultural, contribuindo com as tendências experimentais da Literatura Contemporânea.  Na música, Leminski fez parcerias com Moraes Moreira e Caetano Veloso (foto abaixo) aliás, a música possui uma ligação com suas obras, como resultado, ele tem uma discografia rica e bem variada. Em seu trabalho, de forma geral, é perceptível atitudes engajadas na defesa da cultura popular brasileira.

Música Verdura (Caetano Veloso)

De repente me lembro do verde da cor verde
a mais verde que existe
a cor mais alegre
a cor mais triste
o verde que veste
o verde que vestiste
o dia em que te vi
o dia em que me viste
De repente vendi meus filhos
a uma família americana
eles têm carro
eles têm grana
eles têm casa
a grana é bacana
só assim eles podem voltar
e pegar um sol em Copacabana

Composição Paulo Leminski
                                                                                     Adorei essa parte da exposição!  Conhecer de pertinho seus rascunhos  e o processo criativo (que não escolhia hora nem lugar para fluir), foi    sensacional!  Logo abaixo eu coloque a foto que tirei da Poesia Concreta, uma marca registrada do poeta Leminski.


A exposição Múltiplo Leminski já foi realizada em algumas cidades do Brasil. Basta ficar atento ao calendário cultural da sua cidade! Enquanto ela não chega... Você acompanha pelo Bem Instruída!

Nenhum comentário:

Postar um comentário