segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Métrica e Pausa: Amor rima com dor! Poetry Slam

Métrica e Pausa: Amor rima com dor! 
Poetry Slam

          Para quem acompanha o blog Bem Instruída já deve ter percebido minha paixão por livros, escritores, livrarias, bibliotecas etc. Não é em vão que minhas postagens giram em torno desse universo. É importante ressaltar que a demora entre uma postagem e outra não significa que tenho desistido de tudo isso, pelo contrario, tenho lido compulsivamente... Como conseqüência positiva, acabei ampliando meu estilo de leitura e fazendo descobertas arrebatadoras. Foi em uma dessas “sede por leitura” que meus olhos pousaram em um romance que estava entre o tópico de literatura estrangeira, de imediato o levei para casa para saciar minha curiosidade. O título? Métrica. E logo em baixo dizia Slammed. No mesmo instante minha mente fez automaticamente a seguinte separação: Slam- med (SLAM!!!) Ou seja, Competição de poesia! Como assim? Um romance que falava sobre competição de poesia? Em um instante, eu necessitava daquele livro!

Slam, conhecido como Poetry Slam e traduzido como Poesia falada ou Competição de Poesia. Não é apenas você pegar um poema de um autor qualquer e citá-lo em um palco. No Slam a Poesia tem que ser de autoria própria e o candidato (ou slammer) faz sua apresentação combinando as palavras com um desempenho corporal em seus movimentos, intensificando os sentimentos e expondo-os de tal forma que quem presencia consegue sentir a profundidade das palavras.
     

     O romance criado pela escritora americana Colleen Hoover, deixa o tema morte pairando sobre a vida das personagens fazendo com eles tenham que lidar com os sentimentos e frustrações que ela produz de forma precoce, se bem que eu acredito que não importa a idade, o ser humano nunca estará preparado para aceitar a morte com facilidade. Neste momento, Hoover cita sabiamente o “processo de morre” abordado pela escritora Elizabeth Küble-Ross os organizado em cinco fases: Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Ao misturar os temas opostos: vida e morte, amor e dor, ora dentro da prosa ora da poesia; e esta última sendo usada para expor uma percepção mais profunda ao leitor. Hoover conseguiu criar um diferencial que reforçou as características e personalidades das personagens levando-me a sentir um abalo emocional diante das situações vividas pelas mesmas. Logicamente que ela também comete seus pecados afinal, esse foi seu primeiro romance.

     Dificilmente eu me agrado das “mocinhas”, os clichês que as cercam ainda são muito evidentes. No entanto, eu gostei da Layken, não sei bem explicar o motivo, algumas vezes eu senti vontade de dar-lhe uns conselhos... Lógico, ela não é uma Elizabeth Bennet da vida literária, mas eu simpatizei com ela! Já a personagem masculina me fez suspirar... Eu simplesmente adorei Will. Ele tem um carácter que de início é semelhante a um uma brisa e aos poucos vai se transformando em um vento agradável até virar uma tempestade. Ele cresce na trama e no segundo livro, Pausa (Slammed II) sua narrativa é muito estimulante em vários sentidos. Sua paixão pela poesia é contagiante, o que é normal já que ele é um jovem professor de literatura, tudo bem, esse fato me agradou muito. Enfim... Slammed é uma trilogia encantadora, eu recomendo!

Citação do livro Métrica sobre Slam:

- E o que é Slam?- pergunto.
-E poesia – Ele sorrir para mim.- É disso que eu gosto.
(...)
- As pessoas sobem La e colocam o coração pra fora usando apenas as própria palavras e os movimentos do corpo - diz ele. - É incrível. Você não vai escutar nada de Dickinson nem de Frost aqui. (Métrica p. 47)
Will escrevendo para Layken:
“Se eu fosse um carpinteiro, eu construiria para você uma janela para minha alma.
Mas eu deixaria a janela fechada e trancada, assim, toda vez que você tentasse olhar por ela...tudo que veria seria seu próprio reflexo.
Você veria que minha alma
É um reflexo de você...( Livro Pausa, p.64)
Difícil é não se apaixonar...

Na próxima postagem irei escrever uns poemas que a escritora usou nas apresentações das personagens no Slam.

Beijos..


Nenhum comentário:

Postar um comentário