quinta-feira, 13 de junho de 2013

As 10 mulheres que marcaram a história da literatura Parte II

As 10 mulheres que marcaram a história da literatura

 Parte II



Irmãs Brontë (Emily, Anne e Charlotte)


Gostaria de abrir uma exceção... 

Eu coloquei no número três da lista, três irmãs inseparáveis (seria muito injusto separá-las) que conseguiram fazer seu sobrenome conhecido mundialmente. Nos romances podemos perceber as escritoras explorando o universo feminino. Algumas abordagens são demonstradas de maneira sombria e conflitante, chegando a romper com alguns padrões literários da época. Como prova disso, o “clássico” literário Morro dos Ventos Uivantes não foi bem compreendido, as personagens são apresentadas bem distantes da idealização do herói e heroínas que as pessoas estavam acostumadas a encontrar nos romances ingleses da época.


Citação de Charlotte Bronte sobre a escolha dos pseudônimos
 “Não gostávamos da ideia de chamar a atenção, por isso escondemos os nossos nomes por detrás dos de Currer, Ellis e Acton Bell. A escolha ambígua foi ditada por uma espécie de escrúpulo criterioso segundo o qual assumimos nomes cristãos, claramente masculinos, já que não gostamos de nos declarar mulheres, uma vez que naquela altura suspeitávamos que a nossa maneira de escrever e o nosso pensamento não eram aqueles que se podem considerar 'femininos'. Tínhamos a vaga impressão de que as escritoras são por vezes olhadas com preconceito e tínhamos reparado como os críticos por vezes as castigam com a arma da personalidade e as recompensam com lisonjas que, na verdade, não são elogios”



Sóror Mariana Alcoforado

Sóror Mariana constitui a epistolografia literária em Prosa. Na terceira carta, a epistológrafa demonstra com grande ímpeto e energia, sem nenhum constrangimento, a veemência do seu amor por Chamily. Essa atitude é um marco grandioso para a escritora, pois poucas mulheres na literatura tiveram a coragem de revelar, ou melhor, de despir sua alma a um homem. A religiosa portuguesa revela seu amor proibido na dualidade entre questões “(...) espirituais e carnais, sensuais e místicos, efetuada a ritmo de vaivém e de afirmações e negações contínuas, explica – se pela adesão, ainda que puramente atmosférica, do Barroco imperante no século” Massaud Moisés. (p. 202).
Trecho da Terceira Carta
Já não sei o que sou, nem que faço, nem o que desejo! Espedaçam-me mil comoções contrárias... Há lá mais lastimoso estado! Amo-te perdidamente e modero-me bastante para não desejar que sejas assim atribulado. (...) Ordena-me que eu morra de amor por ti!...Sim! Conjuro-te a que me socorras, para que, excedendo a fraqueza do meu sexo, acabe tanta hesitação com um ato de verdadeiro desespero.”

Próximas escritoras: Florbela Espanca e Virgínia Woolf

Logicamente que há MUITAS MULHERES importantes para a literatura, eu tentei buscar apenas algumas para demonstrar com grande orgulho a deliciosa e difícil realização do ser “mulher” na sociedade. 
Referências
A literatura portuguesa através dos textos, 2006.
Enciclopédia do Estudante. Literatura Universal, 2008.

2 comentários:

  1. Olá,Priscila Viana!
    Bravo! belíssimo! Encantador!
    Muito bom mesmo seu artigo. Desculpa se estou sendo exagerada, pois conheço um pouco de literatura. E ainda me lembro dos livros que precisei ler no período da Universidade, e olha que não foram poucas obras. Mas claro, as clássicas e inesgotável interpretações são as que consolidam em nossa mente literária. E as grandiosas mulheres citadas nesse artigo,realmente são merecedoras de honradez. Embora sejam inglesas,elas têm seu peso na história, e representa a feminilidade de toda mulher que precisou ser obediente e anônima ao mundo,contudo,nunca deixaram de existir para si mesma. Em troca dessa desobediência, graças a DEUS, hoje temos o privilégio de conhecer um pouco de muitas histórias pseudônimas e religiosa.
    Discretas poetisas Inglesas e uma corajosa Portuguesa...uau! só literatura clássica!!!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Edna Rosa, que linda!! Valeu o estímulo!! Ainda me sinto um "bebezinho" nessa longa caminhada para o conhecimento! Não se preocupa que irei colocar escritoras brasileiras, o melhor logo virá!
    Um grande beijo, boa noite!

    ResponderExcluir