sábado, 25 de maio de 2013

Seu nome é Nauro Machado, você o conhece?


Quero te apresentar o grande poeta Nauro Machado!





Hoje senti uma imensa vontade de ler os poemas do meu poeta preferido no mundo inteiro, Nauro Machado. A primeira vez que fiz a leitura dos poemas desse escritor, pude saborear o seu trabalho através da edificação de suas palavras para finalmente alcançar o âmago de sua significação. Nunca esquecerei o dia em que por um pequeno momento eu, enquanto leitora e admiradora, pude me observar diante do autor do poema O Parto, onde ele descreve que o “ser poeta difere do estar poeta”.


O Parto


Meu corpo está completo, o homem - não o poeta.
Mas eu quero e é necessário 
que me sofra e me solidifique em poeta, 
que destrua desde já o supérfluo e o ilusório 
e me alucine na essência de mim e das coisas, 
para depois, feliz e sofrido, mas verdadeiro, 
trazer-me à tona do poema 
com um grito de alarma e de alarde: 
ser poeta é duro e dura 
e consome toda
uma existência.

Meus amigos e eu tivemos o prazer de sermos convidados pelo nosso professor acadêmico para prestigiarmos no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho em São Luís, uma palestra em homenagem a Nauro Machado. Eu, como uma verdadeira “tiete”, não pensei duas vezes e fui assistir. Chegamos muito cedo ao evento, e para nossa surpresa ele já estava no local. Essa artimanha nossa nos rendeu a uma sessão de fotos exclusivas, além de trocarmos carinho com nosso querido Nauro Machado!! E para completar a nossa felicidade, a escritora Arlete Nogueira, esposa do Nauro, também estava no local. Foi realmente um lindo dia! 
Outro poema que me remete a uma reflexão conflituosa sobre o comportamento da sociedade em que vivemos é o poema Fila Indiana.

FILA INDIANA

Um atrás do outro, atrás um do outro,
ano após ano, ano após outros,
minuto após minuto, século
após séculos, continuam

(a conduzir seus madeiros
na perícia dos próprios dramas).

um após do outro, atrás um do outro,
anos após ano, ano após outros,
minuto após minuto, século
após séculos, e de novo

um atrás do outro, atrás um do outro,
até a surdez final do pó.
Nauro Machado.

Gostaria de acrescentar o quanto é muito triste o fato de que mesmo aquelas pessoas que se dizem admiradoras da Literatura não conhecem o grande poeta Nauro Machado. Porém, não devemos nos culparmos na íntegra, infelizmente as nossas escolas não fazem a leitura das obras do Nauro e poucos são os docentes que se quer ouviu falar dele. Para os interessados, ele nasceu em São Luís do Maranhão, em Agosto de 1935 e o melhor, quem mora em São Luís ou vem a passeio pode ter a sorte de “esbarrar” de vez em quando com ele pelas ruas do Centro Histórico. Nauro possui um conjunto obras literárias dignas de consagração, originárias de uma mente extremamente fecunda.
Alguns de seus livros:

                                 
       



 

2 comentários:

  1. Parabéns Priscila Viana. As obras poéticas do Nauro(Diniz) Machado nos leva para uma grande viagem ao belo mundo da poesia nacional.
    Temos que agradecer a vc.
    Carlos A V Maciel

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCoQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.jornaldepoesia.jor.br%2Fnauro.html&ei=XS2mUfXODZG29gTL8YHICQ&usg=AFQjCNE-GNRLnaV6L8lQWftO6k5KzpsnJA&sig2=0vtM5huyFJpDp_D8Y8U_7Q&bvm=bv.47008514,d.dmQ

    ResponderExcluir
  2. É tio Carlinhos, o Maranhão é muito privilegiado por ter tantos escritores incríveis. O legal é que meu professor José Neres, que também é escritor, sempre nos proporciona o encontro com escritores como Nauro Machado, José Chagas, Arlete Nogueira, Dino Cavalcante entre outros. Vou sentir muita saudade desse Estado e sua capital; foi uma grande experiência conhecer e estudar sobre esses escritores que fazem parte da literatura nacional.

    ResponderExcluir